terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia do Rádio é comemorado nesta terça-feira



Hoje é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil, que este ano comemorou 90 anos.
Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista).
Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
Panorama atual
Hoje, com a utilização de várias faixas e formatos de radiodifusão, o Brasil se vê as vésperas de definir sua entrada em mais uma era da história do rádio: o rádio digital. Conforme já foi noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com, o padrão de rádio digital em nosso país segue indefinido.
O governo federal segue debatendo sobre qual padrão será adotado, testando dois modelos. O IBOC (padrão norte-americano) e o DRM (europeu). Várias emissoras brasileiras seguem em testes com os padrões europeu e americano, além de estudos sobre os benefícios e malefícios dos dois padrões.
Assim como no Dia do Radialista, o Tudo Rádio.com e o Bloger gerffsonbatista.blogspot.com parabeniza a todos os profissionais que atuam no Rádio, veículo que comemorou 90 anos de história, atravessando guerras, revoluções e ditaduras sem nunca deixar de fazer a sua principal função: a de informar e entreter.

FONTE: TUDORADIO


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Câmara analisa proposta que fixa piso salarial nacional para radialistas

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3982/12, do deputado Andre Moura (PSC-SE), que estabelece piso salarial de R$ 2.480 para os radialistas. O valor deverá ser pago por uma jornada de 30 horas semanais. O texto também determina que o piso será reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Atualmente, o piso dos radialistas é definido por convenção coletiva, e traz valores diferentes para capitais e para municípios com mais ou menos de 80 mil habitantes. Essa diferenciação, segundo André Moura, é um dos maiores entraves da categoria, que deverá ser encerrado com o piso nacional.
 
O deputado ressaltou que em algumas regiões, o salário não chega ao mínimo. “Nas regiões do Brasil com poder aquisitivo mais baixo e com a mesma necessidade e direito à informação, os salários desses profissionais qualificados chegam próximos ou até menor que um salário mínimo”, alertou.
 
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, deverá seguir sem passar pela votação em plenário.
 
Com informações da Agência Câmara de Notícias

Gusttavo Lima se emociona em show após a morte de sua irmã.


Gusttavo Lima chora em show em Porto Alegre / Nabor Goulart/Agência Freelancer/Divulgação


Gusttavo Lima se emocionou durante sua primeira apresentação após a morte de sua irmã, Luciana Lima, no último dia 16. O show aconteceu em Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira, dia 20.

Logo na primeira música, “Gatinha Assanhada”, o sertanejo se derramou em lágrimas e foi amparado por seus colegas de banda.

Até a apresentação desta madrugada, a única declaração que o cantor havia feito foi por meio de seu Twitter com uma mensagem dirigida à sobrinha, Laura, que ficou órfã com três anos.

Apesar do luto, na última terça Gusttavo visitou a concentração da Seleção Brasileira, que estava hospedada em Goiânia para partida contra a Argentina, e tirou uma foto ao lado do craque Neymar.


Gusttavo Lima


Fotos: Divulgação

Pesquisar este blog